Pular para o conteúdo principal

Cristo Visita o Templo

Cristo Visita o Templo

E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;

E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.

E foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os.

Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se,

E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?

E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite. Mateus 21:12-17



V. 12) Tendo Jesus entrado no templo, expulsou a todos os que ali vendiam e compravam; também derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. 13) E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.

O Senhor Jesus, durante os primeiros dias dessa visita, que foi sua última semana em humilhação sobre a terra, fez de Betânia sua sede. Passava os dias na cidade e retornava aos seus amigos para o pernoite. Foi na segunda-feira da semana santa, que Jesus, como já anteriormente, (JE estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.

E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;

E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.

E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará. João 2:13-17), se sentiu muito atingido e magoado pelo estado das coisas no templo. Originalmente, cada pessoa que desejava trazer um sacrifício ao templo tomava o animal do seu próprio rebanhou. Como o Senhor, já ordenara anteriormente ( E tirará toda a sua gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do SENHOR; assim o sacerdote por ele fará expiação dos seus pecados que cometeu, e ele será perdoado. Levitico4:35)

No curso do tempo, porém, foi feito uma mudança, devido, principalmente, às várias restrições com respeito a adequação de diversos animais. Os funcionários judeus de Jerusalém se aproveitaram da situação, começando um comércio de animais bem junto aos portões do templo e nos pátios do mesmo. Lá era possível encontrar os vários animais para o sacrifício, tais como touros, ovelhas, cabras, pombas e outros, que todos se enquadravam nas medidas da pureza levítica. E, tendo em vista que este negócio envolvia muito câmbio de dinheiro, desenvolveu se um negócio formal de banco bem próximo do lugar sagrado. Uma cena estranha: O mugido do gado, o balido das ovelhas e cordeiros, o arrulho das pombas, a gritaria dos vendedores, o tilintar do dinheiro, uma verdadeira feira livre, e  tudo isto acontecia no lugar que era sagrado ao nome de Deus. Os sacerdotes, muitas vezes, tiravam benefício deste arranjo, exigindo uma boa porcentagem por terem dado esta concessão, como diz Lutero,

2) e temos um quadro do comercialismo na igreja, como, dificilmente, podem ser reproduzidos, ainda que mais do que uma vez rivalizados na igreja. “Avareza, coberta com o véu da piedade, é uma daquelas coisas que Cristo olha com a maior indignação em sua igreja. O negócio das coisas santas, ofertas simoníacas, as trocas fraudulentas, um espírito mercenário em funções sacras; encargos eclesiásticos obtidos por lisonja, culto ou assessoramento, ou por qualquer outro meio que valha dinheiro; concessões de títulos, nomeações, eleições feitas por qualquer outro motivo do que a glória de Deus. Todas elas são profanações fatais e malditas, das quais aquelas do templo eram só mera sombra”

Infelizmente nos dias atuais podemos ver este mesmo quadro (2Pedro 2:1 ao 3)

3). Santa indignação tomou conta de Jesus, vendo a manifestação deste espírito blasfemo. E, na autoridade e dignidade do ultrajado Filho de Deus, entrou a passos largos no pátio. Asperamente empurrou e expulsou os negociantes. Irritado, derrubou as mesas dos vis banqueiros e dos vendedores de pombas, lembrando, ao mesmo tempo, o povo das palavras dos profetas, Is.56.7; Jr.7.11. O templo de Salomão havia sido construído como uma casa de oração para todas as nações, 1.Rs.8, e a estrutura atual também devia ser uma casa de oração. Eles, porém, levados pelo seu espírito e práticas mercenários, haviam-na tornado na mais em casa de oração mas sim em casa miserável.

A confissão das crianças

V. 14) Vieram a ele no templo cegos e coxos, e ele os curou. 15)Mas vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia, e os meninosclamando: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se, e perguntaram-lhe: 16) Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim, nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?

O Senhor, mesmo nestes últimos dias, continuou a obra de seu ministério de curar, no próprio pátio do templo, sendo o pátio dos gentios usado para várias reuniões. Os principais sacerdotes e escribas, temendo as multidões, ainda que fervessem de indignação mortífera, na ocasião nada podiam fazer. Mas, quando as crianças que haviam vindo seus pais para testemunhar o culto no templo e para passar a páscoa, começaram a entoar a canção que, no dia anterior, havia irritado tanto aos ouvidos dos fariseus; quando suas vozes agudas ecoaram “Hosana” de adoração e súplica, foi demais aos funcionários judeus.

 Irritados, inquiriram dele se, acaso, não o ouvia. Eles, na verdade, queriam dizer: Por que não te magoas com esta blasfêmia? Pois, calar significa assentir – e igualmente confessar que o canto delas expressa a verdade. Jesus, contudo, teve pronta resposta. Acusam-no de surdo e que não ouvia. Ele os acusa de cegueira, de não serem capazes de ver, ou de memória estulta, não sendo capazes de se lembrarem. Fartamente estava escrito, Sl.8.2, que pequeninos e crianças de peito cantariam a honra do Messias, e ele, com alegria, aceitou sua confissão. Isto confirma as afirmações religiosas da multidão a respeito de sua condição do Messias. Foi um tributo sobre sua missão junto às criancinhas. “Ele está plenamente satisfeito com o louvor delas. Ele o aceita, e permite que o roclassem rei em Israel, e que o reino de Israel era o seu reino e o seu povo. Isto os principais dos sacerdotes e os grandes senhores de Jerusalém não podiam tolerar. Perturba-os, mais, o fato que clamam ‘aleluia!’ no templo.

Os milagres não os preocupam tanto. Permitem que ele faz ver os cegos, eretos os mancos, e outros milagres mais. Mas que tivesse desejado entrar na cidade, assentado num animal e sob o canto e com pompa, e não se ter preocupado com eles a quem deveria ter pedido autorização, isto não lhes agradou. Pois, todos os cismáticos facilmente sabem julgar aos outros.

Conclusão

São pessoas irascíveis, que veem o cisco nos olhos dos outros, mas não se apercebem da trave em seus próprios olhos.

São da opinião que a realização de milagres, de fato, é algo, mas, por causa disso cantar que ele é um rei e senhor, isto não dá um bom aspecto a um profeta. Se, de início, tivesse ido aos principais sacerdotes e pedido permissão, tudo teria estado bem; mas que o faz sem sua permissão, não passando dum pobre, imprestável e mendigo que nem mesmo um asno possuía, se apresenta de modo tão vigoroso e contra sua vontade, e nem se digna, ao menos, com um olhar lhes pedir  permissão, isto lhes é intolerável e os afronta”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leve e momentânea Tribulação

2 Pregação 19/05 Herdeiros do Rei Leve e momentânea Tribulação Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. . (2 Coríntios 4: 17-18) I. INTRODUÇÃO Diante de tantas situações consideradas dramáticas pelas quais passamos na área espiritual, sentimental e material de nossas vidas, se esse versículo não for devidamente compreendido poderá, a principio, parecer ilógico e até mesmo despropositado. Analizando-o, por esse prisma, trago, à baila (para a nossa reflexão), alguns questionamentos que podem ser suscitados: Exemplos: ·          Como pede ser momentânea se há 20 Anos que tento compra uma casa e não consigo ·          Como pode ser momentânea se há tanto temo que eu oro para o senhor traze meu marido eu filho para ...

João 8:32 E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

Ao ler o Texto de João 8:32 fica claro que os fariseus não faziam nem ideia do que o SENHOR queria dizer quando ele disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.             Para interpretar o texto dividimos o em 3 três palavras chave conhecer, verdade e libertar-se. "A Verdade"           Quando ele falou com seu Pai (João 17:17), ele disse: "tua palavra é a verdade".                Quando Jesus falou sobre a verdade, ele não estava falando sobre uma vaga abstração resultante de um intenso pensamento humano, meditação, lógica ou de um debate. Ele não definiu a verdade em termos subjetivos como uma coisa qualquer que as pessoas escolheriam acreditar. Jesus definiu a verdade como um fato revelado e eterno! A palavra de Deus é verdadeira independentemente do fato de eu concordar com isso, de eu aceitar e...

A noiva de Cristo

A figura do casamento é usada freqüentemente nas Escrituras para representar a relação entre Deus e seu povo. No Velho Testamento, Deus é o marido e o povo de Israel, a mulher. No Novo Testamento, Cristo é o noivo e a igreja, a noiva. Ao compreender a riqueza desse símbolo, daremos mais importância à obediência no dia-a-dia. A linguagem figurada de Ezequiel descreve o casamento de Israel com Deus:  O mesmo simbolismo aparece em várias passagens no Novo Testamento, incluindo na carta de Paulo aos efésios:  Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito....Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. (Efésios 5:25-27,32) Costumes de Casamento na Época da Bíblia A ntes de examinar alguns outros trechos bíblicos, o...