Ao ler o Texto de João 8:32 fica claro que os fariseus não faziam nem ideia do que o SENHOR queria dizer quando ele disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
Para interpretar o texto dividimos o em 3 três palavras chave conhecer, verdade e libertar-se.
"A Verdade"
Quando ele falou com seu Pai (João 17:17), ele disse: "tua palavra é a verdade".
Quando Jesus falou sobre a verdade, ele não estava falando sobre uma vaga abstração resultante de um intenso pensamento humano, meditação, lógica ou de um debate. Ele não definiu a verdade em termos subjetivos como uma coisa qualquer que as pessoas escolheriam acreditar. Jesus definiu a verdade como um fato revelado e eterno! A palavra de Deus é verdadeira independentemente do fato de eu concordar com isso, de eu aceitar e obedecer, ou rejeitar e contestar.
2 Timóteo 3:16-17, Paulo disse: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." Paulo também disse que seu ensinamento não tinha palavras de sabedoria humana, e sim palavras reveladas pelo Espírito Santo (veja 1 Coríntios 2:9-13).
O SENHOR nos revelou a verdade.
"Conhecereis . . ."
Jesus não mostra a "verdade" como um objetivo ilusório e inatingível. Ele diz: "Conhecereis a verdade". Jesus plenamente ensinou que podemos e devemos conhecer a verdade. Podemos conhecer a verdade hoje do mesmo jeito que o povo de Beréia o fez no primeiro século: Eles procuraram por ela nas Escrituras (veja Atos 17:11). Podemos distinguir o certo do errado. Paulo instruiu os Tessalonicenses: "Julgai todas as cousas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal" (1 Tessalonicenses 5:21-22). Ainda hoje é verdade que a "lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos" (Salmo 119:105).
"Vos Libertará"
A liberdade é valorizada universalmente. Inúmeras pessoas têm sacrificado suas vidas esforçando-se para assegurarem sua própria liberdade política ou de outrem também. Verdadeiramente em todas as nações do mundo, o encarceramento é considerado como uma severa punição para aqueles que violam a lei. Tão valiosa quanto a liberdade pessoal e política, também é aquela que Jesus nos fala em João 8:32. Só que esta liberdade é até mais significativa. Nossos pecados nos levam a consequências de vínculos espirituais e mortais -- eterna separação de Deus. Jesus se ofereceu para nos libertar das consequências da nossa própria rebelião contra Deus!
Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. Gálatas 5:1
Em meio ao mundo, desordenado pela dúvida e pela confusão religiosa, nós podemos achar esperança nas palavras de Jesus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."
Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.” (Marcos 13.31.)
v. tr.
1. Ter conhecimento de.
2. Ter noção de, saber.
3. Ter relações com.
4. Saber quem (alguém) é.
5. Estar convencido de.
6. Distinguir
verdade
(latim veritas, -atis, verdade, sinceridade, realidade)
(latim veritas, -atis, verdade, sinceridade, realidade)
s. f.
1. Conformidade da ERRO, ILUSÃO, MENTIRA .idéia. com o objecto .objeto, do dito com o feito, do discurso com a realidade. ≠
2. Qualidade do que é verdadeiro. = .EXATIDÃO. , REALIDADE
3. Coisa certa e verdadeira. ≠ ILUSÃO, MENTIRA
4. AUTENTICIDADE, BOA-FÉ, SINCERIDADE ≠ MENTIRA [Por extensão] Manifestação ou expressão do que se pensa ou do que se sente. =
v. tr. e pron.
1. Tornar ou ficar livre; dar ou ficar em liberdade. ≠ APRISIONAR, PRENDER
2. Livrar(-se) do que estorva ou incomoda. = DESEMBARAÇAR
3. Tornar(-se) quite. = DESOBRIGAR
Comentários
Postar um comentário