2 Pregação 19/05 Herdeiros do Rei
Leve e momentânea Tribulação
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.. (2 Coríntios 4: 17-18)
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.. (2 Coríntios 4: 17-18)
I. INTRODUÇÃO
Diante de tantas situações consideradas dramáticas pelas quais passamos na área espiritual, sentimental e material de nossas vidas, se esse versículo não for devidamente compreendido poderá, a principio, parecer ilógico e até mesmo despropositado. Analizando-o, por esse prisma, trago, à baila (para a nossa reflexão), alguns questionamentos que podem ser suscitados:
Exemplos:
· Como pede ser momentânea se há 20 Anos que tento compra uma casa e não consigo
· Como pode ser momentânea se há tanto temo que eu oro para o senhor traze meu marido eu filho para a igreja, e nada
· Como pode ser Leve se meu ente querido está doente a tempo e até gora nada ainda.
· Como pode ser momentânea se estou a espera do meu emprego, ou de uma promoção a tanto tempo.
· Como pode ser momentânea se há tempos que peco para que o senhor me use grandemente, e só oque tenho é esperado.
· Como pode ser leve se estou com contas vencidas.
· Como pede ser leve se não tenho oque comer.
1. Como pode ser considerado "LEVE" não ter paz, saúde, o que comer, quem nos ame, onde morar, dinheiro, entre várias outras coisas?
- João 16.33 - "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".
- Mateus 11.28-30 - "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
2. Como podem ser considerados "MOMENTÂNEOS" problemas que muitas vezes se arrastam por anos?
- Salmos 30.5 - "Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã".
A Bíblia diz: "Um dia para Deus é como mil anos e mil anos é como um dia" (2 Pedro 3: 8).
II. DESENVOLVIMENTO
1. Existem dois tempos distintos e atuantes no Universo:
- O tempo do homem chamado ¨CHRONOS¨. Tempo cronológico, medido em anos, meses, semanas, dias, horas, minutos, segundos e milésimos de segundos. O tempo que corre. Nós o usamos para alcançar um fim. Queremos o máximo de ¨chronos¨ para fazer o máximo de coisas. Por esse motivo é que muitos, diga-se de passagem, tem andado fisicamente fatigados e emocionalmente estressados.
- E o tempo de DEUS, chamado ¨KAIRÓS¨, que tem por significado o ¨tempo de decisão¨,"o momento certo" ou "oportuno". Aqueles momentos que parecem prontos para um propósito intencional.
2. Quando os tempos desses dois relógios se cruzam, é o momento que o milagre acontece e aquela tribulação que por muito tempo nos assolou chega ao fim e podemos sentir, ainda que por um instante, a sensação do ¨peso de glória mui excelente" que nos aguarda.
3. É fato incontestável que andamos perdendo muito tempo da nossa vida cristã, deixando nossas mentes presas às provas, lutas e à escassez de dinheiro, deixando de focar o alvo, que é a glória eterna, e o encontro Glorioso com nosso SENHOR JESUS nos céus
4. Os versículos 17 e 18, de 2 Coríntios Capítulo 4, estabelecem uma clara e gloriosa antítese, contrastando nosso estado futuro com nosso estado presente:
- Aqui há "aflição" - "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". (João 16.33; Tiago 1.2-4);
- Lá há "glória" -"E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer" (I Pedro 5.10);
- Aqui há uma "leve aflição" - "Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam" (Tiago 1.12; I Pedro 1.6-7);
- Lá uma "glória mui excelente" - "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos"; "para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós" (I Pedro 1.3-4);
- Em nossa "aflição" há brevidade; é uma "aflição leve", é apenas por um momento (Jó 36.15; Salmos 22.24; 119.92); e
- Em nossa "glória futura" haverá solidez e eternidade - "Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a idéia da eternidade, se bem que este não possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim"; "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo"; "Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir" (Eclesiastes 3.11; I Pedro 1.7 e 11).
III. APLICAÇÃO
Há uns meses atrás foi noticiado um fato que trouxe comoção ao mundo e causou muito espanto em todas as nações. O Airbus A330 da Air France, vôo 447, transportando 228 pessoas do Rio de Janeiro para Paris, caiu no Oceano Atlântico, sem deixar nenhum sobrevivente (1º/6/2009). Sequer podemos imaginar o que se passou ali dentro, no coração e na mente daquelas pessoas.
É difícil precisar como estavam suas vidas diante do REI DA GLÓRIA que tem o controle sobre todas as coisas. Será que naquele momento terrível aquelas pessoas estavam preparadas para cessar a sua tribulação e gozar da glória que está guardada para aqueles que servem a DEUS com sinceridade e alegria?
PARA REFLEXÃO
· Andreia Canta ( Louve ao Senhor Agora)
- Como temos nos comportado diante da "leve e momentânea tribulação" por que temos passado?
- Será que temos confiado e descansado por termos a certeza da "glória mui excelente" que nos espera? ou
- Será que os "sofrimentos momentâneos" têm tirado a nossa paz, a nossa confiança e a certeza da nossa vitória no Senhor?
VERDADES BÍBLICAS
- O Apóstolo Paulo em 2 Coríntios 4:8 diz: "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos".
- O Apóstolo Paulo tinha plena convicção em quem ele cria. Sabia que no momento certo todas aquelas lutas, açoites e tribulações, que ele estava passando, acabariam, e ele desfrutaria do bem do SENHOR. Ele afirmou ainda: "sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo (corpo físico) se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mão, eterna, nos céus" (2 Coríntios 5: 1).
CONCLUSÃO
Que possamos aprender com Paulo e Jó, vivendo não atentando nas coisas que se veem, mas nas que se não veem, porque as que se veem são temporárias, e as que se não veem são eternas.
FIM
Agradeço mais uma vês a oportunidade, A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
Agradeço mais uma vês a oportunidade, A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
Ao redigir esta mensagem me referi à tribulação que normalmente nos acompanha durante a nossa jornada neste mundo terrestre, problemas que temos enquanto estamos nesse corpo mortal e não a Grande Tribulação que breve vira com o aparecimento do anticristo que alias, está para surgir.
ResponderExcluirAs mensagens postadas neste blog são justamente para trazer ao nosso entendimento a palavra de Deus, e não para distorcê-la.